sábado, 26 de novembro de 2011

Estrelas, Sementes e Esperanças



Nestes dias de intensa emoção, alegria e indignação vividas pelo corpo e pela alma.  Registro algo a partir do que pude observar na celebração organizada para acolher  Luizinho vice prefeito de Senador Pompeu mantido preso por quase 150 dias. Sentimentos que me invadem  me remetem a um pensamento de Inayat que diz:


"Se alguém fere o meu coração, este não se rompe, mas queima. E a chama que dele emana torna-se uma tocha no meu caminho".


Esta tocha/luz em forma de estrela que emana do coração de cada pessoa de bem de Senador que teve seu coração ferido e que no glorioso dia da volta de Luizinho, (dia de meia felicidade porque o querido Teixeira não veio ainda) transformou dor em prazer. Prazer expressado em uivos de alegria, sorrisos escancarados que pareciam partir das entranhas da alma, beijos e abraços suados, cúmplices, apaixonados.


Amor, Amor, Amor, muito Amor! Gestos de carinho que somente podem ser expressos e captados  por quem já viveu a experiência de saber-se um ser apaixonado de verdade e em reciprocidade, não um cegamente apaixonado. Porque paixão cega não tem conseqüência.



Os gestos ali, expressam um amor verdadeiro a alguém concreto que encarna em seu jeito simples de ser um projeto de vida, de sonhos políticos das pessoas. E estas pessoas - das mais diversas classes sociais, gêneros e gerações - corriam, demonstrando:   que um estado avançado de gestação seguia vivo nas estranhas de seus corpos: Uma profunda esperança



Muitas destes/as gestantes de sementes de esperança, naquele dia  deram a luz ali mesmo em plena praça pública. Quando atiraram-se nos braços de Luizinho, mesmo sabendo que na entrega àquele abraço estava traçado um destino anunciado: teriam seus empregos  sacrificadas  pelos algozes dos podres poderes políticos e midiáticos que calam frente ao livre, verdadeiro e manifesto sentimento do povo. 



No entanto, para quem já amou verdadeiramente, para quem experimentou este sentimento tão dignificante que é o amor gratuito, nada poderia ter mais importância naquele instante de entrega naquele abraço, eles/as  sabiam que faziam nascer ali os robustos filhos da esperança. De uma esperança guerreira que vencia medos.



 Os corajosos homens e as corajosas mulheres demitidos sabem que uma semente não fecunda sem morrer antes. A história, a vida, o universo está aí comprovando que: somos estrelas,  corpos celestes, que ao explodirem espalham-se por milhões de quilômetros  dando origem a novas estrelas e sistemas planetários.



Enfim, são muitas estrelas que afetadas darão origem a novos sistemas, ademais das estrelas há  sementes que vão fecundar ricas aprendizagens para nosostros/as.



Aqueles, que agem como se fossem filhos únicos do ódio e buscam apagar o brilho daquele dia e do povo de Senador, não conseguirão, simplesmente porque  não têm o poder que emana do povo. Do povo que ama. Que tem dignidade, que é justo que conhece e reconhece quem só lhe faz bem.



Estejamos atentos e vigilantes aos céus porque estrelas em mudança causam um lindíssimo espetáculo, irradiando luz por onde passam em movimento, para formar novos sistemas.

Um abraço fraterno e minha solidária companhia a todos e todas.

Antonia Félix
Dirigente do Instituto Antonio Conselheiro, Educadora e mestra em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará.

2 comentários:

  1. É isso mesmo companheira Antônia. Mesmo ameaçados(as) os(as) companheiros(as) não recuaram, fizeram um festão pra Luizinho e estão dispostos a enfrentar qualquer obstáculo pra ter de votla aquilo que nos aconteceu de melhor que foi a adimnistração de teixeira e luís.
    Obrigada por seu carinho e apoio.
    Você tem sido muito importante para nós neste momento.
    Abraços vermelhos

    Gilmara de Souza

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, pela a sua solidariedade e o espirito de lutadora pela justiça!! Ja passamos por muitas batanhas ex(DITADURA) , por direitos hoje ja consquistado. mas a luta continua ainda temos muitas barreiras, pois uma minuscula parte da nossa sociedade a elite, da direita ainda nao aceita o avanço conquistado por muitas lutas.. pelo povo brasileiro... Obrigadooo a vc e ao povo Senadorense essa grande massa que esta conoscoooooo.....

    ResponderExcluir